Dalpet Blog

DOENÇAS ORAIS GATOS

DOENÇAS ORAIS GATOS

Saúde


02 NOV 2017

As principais causas de doença oral no gato estão relacionadas à alimentação inadequada, má oclusão e trauma dental. A maioria das doenças orais é fácil de ser diagnosticada visualmente. Os sintomas são fáceis de perceber: salivação em excesso, má oclusão, crescimento dental excessivo, apatia, anorexia, emagrecimento, mau hálito, inchaço da face, corrimento nasal e fraturas dentárias. As doenças orais mais comuns são o tártaro e a cárie.

 

Cárie:

O que é – A cárie é um processo de desmineralização das camadas superficiais do dente por enzimas e materiais do metabolismo bacteriano. Os dentes mais afetados são os molares superiores e o primeiro molar inferior.

Como prevenir – A prevenção é feita através da escovação diária dos dentes com pasta de dentes específica para animais, encontrada em pet shops.

O tratamento depende da extensão da lesão. Em lesões leves a restauração já é suficiente.

 

Tártaro:

O que é – Causado pelo acúmulo de substâncias com alta concentração de carboidratos fermentáveis sobre o esmalte dos dentes. Ataca cães e gatos de qualquer idade, principalmente os de idade avançada. O tipo de alimentação fornecida também é responsável por seu aparecimento. Alimentos muito úmidos, por exemplo, provocam mais tártaro. Também é causado por dentição dupla, ou seja, quando o dente de leite não cai.

Sintomas – Salivação em excesso, diminuição do apetite, mau hálito, colocação da pata na boca, hipersensibilidade da região bucal e coloração diferente no dente, com placas amarelas sobre ele.

Consequências – O acúmulo excessivo do tártaro gera várias complicações,entre elas, os problemas renais e a endocardite, que é a inflamação cardíaca por bactérias ou fungos.

Como prevenir – Há diversas formas de prevenir o surgimento do tártaro:

 

- Realizar escovação diária

- Alimentar o gato com rações secas

- Não oferecer alimentos como doces, bolachas, massas, entre outros

- Remover o tártaro de forma periódica