Dalpet Blog

Outubro Rosa Pet: câncer de mama em cães e gatos

Outubro Rosa Pet: câncer de mama em cães e gatos

Saúde


06 OUT 2022

O Outubro Rosa é um mês de extrema importância para conscientização sobre o câncer de mama, a campanha tem o intuito de informar sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Infelizmente o câncer de mama também é um problema que atinge nossos amigos de quatro patas. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o câncer de mama atinge pelo menos 45% das fêmeas caninas. No caso das gatas, a doença atinge pelo menos 30% e cerca de 5% dos casos são diagnosticados como tumores malignos. Ainda segundo a pesquisa, 20% dos diagnósticos são tardios, o que, consequentemente, dificulta o tratamento. Apesar de ser incomum, os cães e gatos machos também podem desenvolver a doença. Desse modo, é indispensável manter os cuidados para prevenção e ficar atento aos sinais para um diagnóstico precoce.

 

Como prevenir o câncer de mama em pets?

A principal forma de prevenção é a castração, que deve ser realizada até o primeiro ano de vida do pet. A castração tardia pode não reduzir tanto o risco de desenvolvimento do tumor. Para as fêmeas, evitar o uso de anticoncepcionais também é uma forma de prevenção. Caso o uso seja necessário, deve ser sempre recomendado e acompanhado pelo médico veterinário. Outras questões também auxiliam na saúde geral do pet, como a adoção de uma alimentação balanceada com os nutrientes essenciais e os check-ups regulares.  

 

Quais são as causas e sintomas da doença?

No geral, a doença atinge animais mais velhos, principalmente os que não foram castrados ou foram castrados tardiamente, mas outros fatores genéticos, hormonais, nutricionais e ambientais também podem contribuir para o aparecimento do tumor.

 

Alguns fatores que podem causar o câncer de mama:

- Crescimento desordenado das células mamárias;

- Gravidez psicológica;

- Medicamentos hormonais, como anticoncepcionais e alguns tipos de suplementos;

- Obesidade e idade avançada.

 

Fique atento aos principais sintomas:

- Nódulos, inchaços e alteração de coloração nas mamas (avermelhadas ou arroxeadas);

- Feridas, dor ou desconforto na região;

- Secreção e/ou odor desagradável nas mamas.

 

O câncer também pode gerar reações no pet, como apatia, vômitos, febre ou mudança no apetite.

 

É fundamental o diagnóstico precoce para aumentar as chances de tratamento. Ao perceber qualquer sintoma, leve seu pet ao veterinário para iniciar os exames necessários. Como comentamos anteriormente, o check-up periódico também é uma forma de prevenção. A saúde deles é o que mais importa.

 

Até a próxima.

 

Confira também nossas redes sociais.