Dalpet Blog

DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS CÃES

DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS CÃES

Saúde


04 DEZ 2017

As doenças infectocontagiosas são bastante comuns e facilmente transmissíveis.  Para que seu pet não as pegue, todo cuidado é pouco!

Geralmente o contágio das doenças infectocontagiosas se dá através do contato com animais doentes, ou com suas fezes. Por isso, é importante observar na companhia de quem seu animal brinca, ou qual a qualidade do petshop ou da clínica veterinária que ele frequenta.

E se na sua casa um animal estiver doente, você deve imediatamente isolar ele da companhia dos demais – essas doenças, embora possam ser tratadas, se não forem diagnosticadas a tempo, ou bem cuidadas, podem levar o animal à morte.

Ter mais de um animal contaminado, em casa, pode ser sinônimo de muitas dores de cabeça. Pense nisso quando tiver pena de isolar o animal doente.

No entanto, quando tratadas em seu início, elas podem ser remediadas e na grande maioria das vezes a taxa de sucesso no tratamento é bem alto. Mas, repetimos: isso depende do estágio em que a doença está quando do início do tratamento.

Conheça as principais doenças e sintomas:

 

Cinomose

O que é – Causada por um vírus da família dos Paramyxoviridae, ocorre em todo o mundo, afetando muitos carnívoros e cães domésticos. Os cães se contaminam na maioria dos casos de forma direta, sendo que o vírus é inalado, atravessando as vias respiratórias.

Principais sintomas – Variam muito de um animal para outro. Cães jovens não vacinados são mais comumente acometidos pela cinomose generalizada grave.  Os sinais iniciais são o corrimento nasal e ocular, tosse, dispnéia (problema respiratório), vômitos e diarreia, podendo haver sinais nervosos, como convulsão.

Profilaxia: vacinação.

 

Coronavirose:

O que é – Doença causada por vírus com quadro semelhante à Parvovirose.

Principais sintomas – Febre, vômitos, diarreia, apatia e falta de apetite.

Profilaxia: vacinação.

 

Hepatite Infecciosa Canina

O que é – Doença infectocontagiosa própria dos cães, pertencente à família dos adenovírus, da família CAV1. Também conhecida por “hepatite de Rubarth”, afeta principalmente animais jovens, entre três e doze meses de idade. O vírus pode sobreviver no ambiente desde alguns dias até meses, de acordo com variações do clima. É sensível ao calor e a transmissão acontece através de fezes contaminadas.

Principais sintomas – Vômitos, anemia hemolítica (embora geralmente não ocorra icterícia) e diarreias, às vezes com sangue.

Profilaxia: vacinação.

 

Parainfluenza

O que é – Também conhecida como “tosse de canil”, é uma infecção respiratória altamente contagiosa, caracterizada por uma tosse que pode durar várias semanas, surgindo com mais frequência durante o inverno. A transmissão ocorre através de contato direto entre os animais.

Principais sintomas – Tosses secas, em ataques, não produtiva e persistente. Cães com baixa defesa imunológica podem desenvolver uma forma mais grave da doença, com o surgimento de pneumonia associada à infecção geral, tendo como sintomas abatimento, anorexia e febre.

Profilaxia: vacinação.

 

Parvovirose

O que é – Doença causada por vírus da famíliaParvoviridae, que resiste durante muito tempo no meio ambiente, de meses até anos. É altamente contagioso e atinge principalmente cães mais jovens, em fase de crescimento. Também pode atingir cães adultos. Raças como Rottweiler, Doberman, Labrador e Pit Bull são mais suscetíveis à doença.

Principais sintomas – Depressão, disfunções respiratórias, vômitos, desidratação, diarreias e fezes com sangue. A doença pode levar à morte nos casos mais graves.

Profilaxia: vacinação.