Dalpet Blog

DOMESTICAÇÃO DOS CÃES: UMA HISTÓRIA QUE TEM INÍCIO HÁ 23.000 ANOS

DOMESTICAÇÃO DOS CÃES: UMA HISTÓRIA QUE TEM INÍCIO HÁ 23.000 ANOS

Especial


04 OUT 2023

A relação entre o homem e o cão é possivelmente a mais antiga da história da humanidade, muito mais antiga se comparada a domesticação dos gatos. Há milhares de anos, nossos ancestrais começaram a se aproximar dos lobos, dando início a uma parceria que se transformou em uma amizade inestimável.

O Início da Domesticação:

A domesticação dos cães remonta a aproximadamente 23.000 anos atrás, quando os humanos começaram a conviver com lobos selvagens. Acredita-se que essa aproximação tenha ocorrido devido a uma série de fatores, incluindo a necessidade de proteção, caça em conjunto e a descoberta mútua de benefícios.

Ao passar dos anos, os lobos mais dóceis e amigáveis foram sendo selecionados e mantidos com os humanos, dando origem as primeiras raças de cães domesticados. E assim se iniciou o estreitamento dos laços.

Porém muitos dos comportamentos que observamos até hoje é herdado de seus antepassados: 

1.Comportamento de matilha: os cães ainda mantêm a característica de criar laços fortes com outros cães e humanos, e seu extinto de defesa a sua matilha.

2. Comportamento de caça: Muitos cães ainda possuem o extinto de caça assim como seu antepassado. Isso explica a perseguição por bolas e brinquedos que apresentem desafios. 

3. Comunicação vocal: Os cães herdam dos lobos a vocalização como uma forma de comunicação, com latidos, uivos e rosnados. 

4. Hierarquia social: Seus antepassados já conviviam em uma organização social, a matilha; assim os cães herdaram o comportamento com líderes e seguidores dentro da estrutura.

5. Instinto de proteção: Eles possuem o extinto de território e defesa de sua matilha quando identificam ameaças, isso é algo que foi herdado dos lobos.

6. Adaptação a diferentes ambientes: Assim como os lobos se adaptavam aos mais variados ambientes os cães também possuem essa característica, a qual o ajudou a ser difundida por todo o mundo.

Evolução da Alimentação do Cão:

No início, os cães se alimentavam de uma dieta rica em carne crua, pois eram predadores e caçadores naturais. Com o tempo, a agricultura se desenvolveu e as sociedades humanas evoluíram, a dieta dos cães também passou por mudanças.

Uma grande mudança ocorreu quando os cães passaram a se alimentar de carboidratos provenientes de alimentos cultivados, como grãos. Isso se deu principalmente porque os cães que conseguiam se adaptar a essa nova fonte de alimento tinham uma vantagem em comunidades agrárias. Assim, a digestão dos carboidratos se tornou uma característica mais comum em raças caninas.

A história da domesticação e alimentação do cão é uma narrativa fascinante de colaboração e adaptação. Desde os primeiros dias ao lado do homem até os dias atuais, os cães continuam a desempenhar um papel vital em nossas vidas. Portanto, é nosso dever cuidar deles, proporcionando-lhes uma dieta adequada e amor constante, mantendo viva essa extraordinária amizade entre humanos e cães.

Para quem se interessar em conhecer um pouco mais do início da história da relação do homem com o cão aqui vai uma dica de filme: Alfa - a incrível história de como a humanidade conheceu o seu melhor amigo (2018).