Dalpet Blog

A IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS NA NUTRIÇÃO DE CÃES E GATOS

A IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS NA NUTRIÇÃO DE CÃES E GATOS

Alimentação


04 SET 2023

Introdução 

As vitaminas são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo de nossos pets. Eles desempenham papéis importantes em diversas funções do corpo, como o metabolismo, a produção de energia, a saúde dos ossos e dos tecidos, a função imunológica e a manutenção da saúde geral.

No mundo dos cuidados com animais de estimação, uma nutrição adequada desempenha um papel vital. Assim como nós, humanos, nossos amigos de quatro patas, também precisam de uma dieta equilibrada para manter uma vida saudável e vibrante. As vitaminas desempenham um papel crucial nesse processo, e neste artigo, exploraremos a importância das vitaminas na alimentação dos nossos amados pets.

As vitaminas e suas funções

  • Vitamina A: A vitamina A é essencial para a visão, crescimento e desenvolvimento saudável das células da pele e do pelo dos animais.
  • Vitamina D: Ajuda na absorção de cálcio e fósforo, essenciais para ossos e dentes fortes.
  • Vitamina E: Antioxidante que protege as células contra danos.
  • Vitamina K: Importante para a coagulação sanguínea.
  • Vitamina C: Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e promove a saúde da pele.
  • Vitaminas completo B: Auxilia no metabolismo, sistema nervoso e produção de energia.

O Perigo do Excesso de Vitaminas

Embora as vitaminas sejam vitais, o excesso delas pode ser prejudicial para nossos pets. O problema do excesso de vitaminas, conhecido como hipervitaminose, pode levar a problemas de saúde. Alguns sintomas comuns de hipervitaminose incluem:

Diarreia.

Vômitos.

Dificuldades respiratórias.

Problemas de pele.

O excesso de certas vitaminas, como a vitamina D, pode até ser tóxico e causar danos graves aos órgãos.

Conclusão

Uma dieta equilibrada para cães e gatos é essencial para mantê-los saudáveis e felizes. Consultar um veterinário para determinar as necessidades específicas do seu pet; mas principalmente escolha alimentos de qualidade para oferecer ao seu pet. 

Os alimentos da Dalpet são formulados zootecnistas e veterinarios, e conta com vitaminas de qualidade e quantidades equilibradas, oferecendo o que há de melhor em nutrição.