Dalpet Blog

Os Superpoderes dos pets: O Equilíbrio dos gatos

Os Superpoderes dos pets: O Equilíbrio dos gatos

Especial


05 JUL 2018

O equilíbrio dos gatos vai muito além da lenda das sete vidas, toda a estrutura corporal do gato desenvolvida ao longo dos anos fez com que este animal seja diferente de todos os outros muito por conta das suas particularidades. Para começar a falar sobre o equilíbrio, vamos falar um pouco sobre os bigodes.

 Os bigodes do gato servem como sensores de ambiente, ou seja, funciona como uma “antena” dando a noção necessária para o gato saber sobre o ambiente que está e é por isso que você nunca deve cortá-los. 

Suas patas e garras são responsáveis pela locomoção e segurança nos lugares que estão parados, escalando ou simplesmente andando. As patas traseiras, mais precisamente falando, dão a impulsão e a força para saltar e é por isso que você pode notar uma diferença entre as patas dianteiras e traseiras do bichano.

 Além das patas, sua espinha dorsal/coluna é responsável pelos “giros” que os bichanos podem realizar, voltando ao centro da sua posição e caindo de costas para cima, por exemplo. Os gatos possuem cerca de 40 ossos a mais do que os humanos, e eles estão distribuídos entre a coluna e a cauda, é por isso e pelos outros demais fatores que os gatos conseguem estas façanhas.

 Por falar em cauda, ela é utilizada pelos gatos para alterar a direção do seu movimento, além de auxiliar na escalada. A cauda possui, aproximadamente, 10% dos ossos do corpo.

 E por último, mas não menos importante, os bichanos possuem em suas orelhas um líquido associado aos pelos que facilitam o gato a saber se a posição dele perante ao ambiente está “correta”, por isso e pelas outras inúmeras características citadas eles conseguem voltar ao centro com facilidade para cair em pé.

 Gostou das curiosidades? Esperamos que sim! Na próxima semana teremos mais um post sobre Os Superpoderes dos Pets, até lá!

Fonte: Gatos Mania, Arca de Noé, Meus Animais, Mundo dos Animais.