Dalpet Blog

DOENÇAS ALÉRGICAS NOS GATOS

DOENÇAS ALÉRGICAS NOS GATOS

Saúde


19 OUT 2017

A maior parte das doenças alérgicas é causada por problemas dermatológicos.

As dermatoses alérgicas podem ter diversas aparências e podem ser causadas por substâncias alérgicas introduzidas no corpo por inalação, pelo contato direto com a pele, através de alimentos ou de injeções.

Veja quais são os três tipos de alergia mais comuns nos gatos:

 

 Atopia:

Prurido intenso especialmente na face, dobras dos braços e região das unhas. Raramente ocorrem antes de 1 a 3 anos de idade e pode acontecer em idades mais avançadas.

 

 Alergia por contato:

Prurido leve a moderado,alterações na pele do abdome,vermelhidão ao redor da boca devido a comedouros de plástico. É frequente em animais a partir de um ano de idade.

 

 Alergia alimentar:

Nos gatos a alergia alimentar pode se manifestar clinicamente de múltiplas formas: dermattie miliar, alopecia, prurido (principalmente facial e cervical), urticária, granuloma eosinfílico (placa eosinofílcia, úlcera indolente e granuloma linear). Cerca de 10% dos felinos também apresentam emese e diarreia. Não há sazonalidade quanto às manifestações sintomatológicas, exceto naqueles casos em que há associação com dermatite atópica. Comum em animais de 2 a 4 meses de idade.