Dalpet Blog

DNA DalPet: Siamês

DNA DalPet: Siamês

Raças


26 SET 2018

Origem da raça: Sua origem está possivelmente relacionada com os contos sobre o lendário Gato Real do Sião, atual Tailândia, guardava  e defendia o palácio real saltando de cima dos muros com unhas e dentes afiados, assim afugentando estranhos  e intrometidos. Era também um habitante dos templos mais sagrados.

Uma das histórias também mencionam que os gatos siameses foram cuidadosamente criados e selecionados por sua misteriosa beleza. Em 1884, foram levados para a Inglaterra e se espalharam por outras partes do mundo, chegando aos EUA na década seguinte. Não se sabe ao certo qual a sua descendência, mas, no entanto, a origem asiática é comprovada.

Temperamento: Algumas características, como o miado, diferenciam-nos dos demais felinos. São muito ligados aos seus donos, de quem, em alguns casos, chegam a ter ciúmes. É um animal que chama a atenção pelo físico esbelto e pela cor dos olhos. Com reações imprevisíveis em alguns momentos, seu humor muda de acordo com os acontecimentos. Pode-se dizer que é temperamental, mas, sem dúvida, muito carinhoso.

Características físicas: Seu corpo é longilíneo, de estrutura fina, cabeça é triangular, mais larga na altura dos olhos e fina na altura da boca. Suas orelhas são grandes e pontudas. O padrão extraoficial da raça é o mais conhecido por nós, com o corpo menos alongado, o porte mais cheio, as orelhas menores e a cabeça redonda. A cor é o que não difere entre os padrões. As extremidades de seu corpo são mais escuras que as outras partes, ou seja, rosto, orelha, patas e cauda são escuras, enquanto o tronco tende a ser mais claro. As partes escuras variam entre o castanho e o preto, e a parte clara pode ser creme ou branco acinzentado.