Dalpet Blog

DNA DalPet: Collie

DNA DalPet: Collie

Raças


07 NOV 2018

Origem - As origens da raça são muito imprecisas, pois até o século XVIII o Collie era considerado um cão exclusivamente de trabalho. Não existia emissão de pedigree, o que de certa forma até preservou sua pureza. Não há também uma unanimidade quanto à formação da raça. Acredita-se que descendem dos cães que acompanhavam os invasores romanos em 50 d.C. e de cães nativos da Escócia. Além disso, também acredita-se que a raça veio da raiz do Border Collie. A origem de seu nome também é um mistério. Uma teoria diz que o nome original era “Coley”, palavra da linguagem anglo-saxônica que significa “preto”, possivelmente seria a cor original da raça. A outra teoria existente é que o nome Collie veio de outra palavra da língua gaélica que significa “útil”, descrevendo suas atividades na época, como a utilização de cães dessa raça para auxiliar nos rebanhos e fazendas. O grande responsável pela popularização da raça foi o conto “A Volta de Lassie”, escrito em 1938 por Eric Knight e sequentemente os filmes que agradaram um enorme público.

Temperamento – São muito inteligentes, característica fundamental em um cão pastor. É capaz de agir por conta própria, tomando decisões, o que é uma característica que o difere de outras raças. São bastante afetivos com crianças e muito companheiros. A popularização da raça na TV também demonstrou outras características como a sua inteligência, dedicação e compreensão quase humana.

Características físicas – A pelagem é dupla, com subpelo bem denso e pelo longo e áspero, formando juba na região do pescoço e franjas na cauda, garupa e parte posterior das mãos. A cor é a mesma para as duas variedades, podendo ser dourado e branco, tricolor ou azul merle. Na aparência geral, o Collie de Pelo Longo é um cão de porte médio, nobre, belo, de expressão inteligente. A estrutura física é sólida, com cabeça afilada, focinho alongado e orelhas semieretas. A cauda é portada, baixa e bem franjada.