Dalpet Blog

DNA DALPET: COCKER SPANIEL INGLÊS

DNA DALPET: COCKER SPANIEL INGLÊS

Raças


28 FEV 2019

Origem – Os cães hoje denominados Spaniels foram "desenvolvidos" na Grã-Bretanha. Através de processos seletivos cuidadosos e complexos, passaram por inúmeras modificações através dos anos. Para criarem os diversos tipos de Spaniel, os ingleses utilizaram várias raças, como o Cão das Turfeiras, o Cão de Bronze e o Braco de Codorniz. Os cruzamentos visavam ressaltar esta ou aquela característica, conforme o tipo de trabalho exigido do cão. Destes cruzamentos resultaram o Springer, os Setters, o ToySpaniel e o Cocker Spaniel, entre outros.

Esta raça famosa se desenvolveu em Gales e Devonshire, sendo usado para caça de uma espécie de galinha silvestre muito esperta. Graças ao seu olfato apurado, aliado ao tamanho relativamente pequeno, conseguia perseguir a presa em áreas de vegetação espessa, muitas vezes intransponíveis para outros cães de caça.

Temperamento – Além de incansável na descoberta, perseguição e aponte da caça, o Cocker Spaniel Inglês também é um retriever competente e delicado. Além da habilidade na caça, este simpático cãozinho é considerado como um dos mais afetuosos, vivos e agradáveis para se ter em casa como companhia. Inteligente, corajoso e fidelíssimo ao dono, é também um bom guarda, denunciando o menor ruído suspeito e, apesar do pequeno tamanho, enfrenta valentemente qualquer invasor na defesa de seu lar e de seus donos.

Características – A pelagem é lisa e sedosa com franjas. Quanto à cor, ele é dividido em três tipos:

  • Particolores: azul ruão, preto e branco, laranja ruão, laranja e branco, fígado ruão, fígado e branco.
  • Tricolores: preto, branco e tan, azul ruão e tan, fígado branco e tan, fígado ruão e tan.
  • Sólidos: preto, dourado, fígado, preto e tan, fígado e tan.Nas cores sólidas só é permitida a cor branca no peito.