Dalpet Blog

Cuidando da saúde animal no inverno

Cuidando da saúde animal no inverno

Cuidados


20 JUN 2018

Sabia que os pets também possuem tendências a contraírem doenças no inverno, assim como os humanos? Normalmente nesta época os centros veterinários ficam mais cheios, alguns donos levam seus pets para exames de rotina, outros para aplicarem vacinas ou para iniciar algum tratamento contra alguma doença.

As doenças mais comuns que ficam em evidência no inverno são as respiratórias, que podem ser agravadas se o pet já sofre com elas durante as outras épocas do ano. Além das doenças respiratórias, podemos destacar abaixo outras doenças e alguns cuidados com elas:

Cães:

- Tosse Canina: Provocada por bactérias ou vírus, a tosse canina pode desenvolver um quadro de pneumonia no pet, por isso, é necessário tratar o mais rápido possível.

- Gripe Canina: Causada por vírus, a gripe canina passa sintomas como a febre, coriza, espirros e tosse persistente. Tanto para a tosse, quanto para a gripe, a prevenção pode partir da ida periódica ao veterinário e da vacinação.

Gatos:

- Rinotraqueite: Comum em filhotes, esta doença causa secreção ocular e nasal, além de febre, desidratação e dificuldade de respiração. A prevenção seria a vacina contra o vírus causador, além de retirar o animal do contato com outros que possuam a doença, uma vez que o felino contrai a doença, é muito provável que ele continue portador da mesma.

Precauções adicionais:

- Mantenha seu pet sempre longe da friagem;

- Mantenha as vacinas em dia;

- Reforce as mantas e cobertores no local em que o pet dorme para que ele se sinta confortável e fique aquecido durante a noite;

- Mantenha seu animal bem hidratado.

Animais idosos:

Redobre a atenção com os pets idosos nessa época, principalmente aqueles que já possuem problemas como hérnias, artrose ou calcificações na coluna. O frio faz com que os animais sintam mais dores que estão relacionadas com estas doenças citadas.