Dalpet Blog

Adequando rotinas de sono para seu gato

Adequando rotinas de sono para seu gato

Comportamento


18 ABR 2018

-       Defina horários e propicie o ambiente: Como os gatos respondem bem à rotina, defina uma hora de dormir e realize ações que seu gato pode memorizar para se acostumar com isso. Dormindo sempre no mesmo horário, eles se acostumam e te seguem no sono, por exemplo. As ações que você pode realizar são as rotineiras executadas antes de se deitar. Ligar o ventilador, desligar a TV/aparelho eletrônico, fechar as cortinas, entre outras. Tudo isso ajuda no entendimento dele que esta hora é a hora do descanso.

-       Entretenha seu gato antes de dormir: Assim como humanos, os gatos também possuem momentos sonolentos pós brincadeiras/exercícios, o que facilita no descanso dos bichanos, resolvendo boa parte do problema. Brinquedos que indicam movimento como bolinhas de papel, bolinhas de ping pong e até bichinhos que ele possa interagir jogando de um lado para o outro são excelentes. A média de brincadeira envolvendo movimento dura em torno de 15 minutos (se praticada mais vezes ao dia).

-       Crie uma área de decanso para seu felino: Se o seu bichano possui uma cama e ela sempre está em um local diferente da última noite, altere isso imediatamente. Tente colocar a cama dele num local alto, pois gatos são animais que adoram observar os movimentos alheios, se sentindo mais seguros com isso. Uma boa opção são as casinhas vendidas em pet-shops que possuem mais de um andar. Os gatos gostam de possuir o próprio espaço, gostam de um território somente deles, por isso, deixe alguns brinquedos junto ao local de dormir, facilitará no entendimento do felino, dando mais conforto e segurança para ele.

-       Como gatos são animais difíceis de treinar, não maltrate seu bichano de forma alguma, com o tempo, eles se acostumarão à rotina. Vale lembrar que você deve manter a caixa de areia do seu bichano sempre limpa. Os gatos são animais que não suportam sujeira, principalmente envolvendo o “banheiro” deles.

Matendo estes hábitos, em pouco tempo seu gato se acostumará com as rotinas, facilitando na hora do sono.

 

Fonte: WikiHow